Os Rótulos Alimentares

                                                               📰 Jan de 2024 | Tempo de Leitura: 4 min

A escolha dos alimentos é um processo determinante na qualidade da alimentação que fazemos. Os mercados apresentam uma grande variedade de produtos apelativos e saborosos. Como podemos saber os alimentos que são saudáveis? Lendo o seu rótulo!



O rótulo de um produto alimentar é o seu bilhete de identidade. Este deve fornecer todas as informações que permitam ao consumidor conhecer as características do produto e o seu valor nutricional, potenciando escolhas conscientes, existindo informações que têm um carácter obrigatório e outras que são opcionais. É obrigatório que o rótulo de um alimento contenha a denominação de venda, lista de ingredientes e de potenciais alergénicos/intolerâncias, informação nutricional, condições de conservação, prazo de validade, lote, nome e morada da entidade produtora e código de barras, entre outros aspetos.

A declaração nutricional descreve o valor energético e os nutrientes de um género alimentício (ex.: lípidos, hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais). O descodificador de rótulos é uma ferramenta muito útil e simples para interpretar e avaliar as quantidades de gordura, gordura saturada, açúcar e sal dos alimentos. 

Compare a informação constante no rótulo do alimento ou bebida por 100 g ou 100 mL, respetivamente, com a informação disponibilizada nos descodificadores de rótulos.

Opte por alimentos e bebidas com nutrientes maioritariamente na categoria verde, modere aqueles com um ou mais nutrientes na categoria amarela e evite aqueles com um ou mais nutrientes na categoria vermelha.

A Direção-Geral da Saúde disponibiliza uma versão dos Descodificadores de Rótulos para impressão aqui. Aproveite! Leve o seu descodificador na próxima ida às compras.

Faça do seu prato o seu melhor remédio. Escolha alimentar-se melhor.