Atitude
📰 Dez de 2023 | Tempo de Leitura: 3 min
Costuma-se dizer que “a mente comanda o corpo” e, em certa medida, os nossos antepassados têm razão. A nossa atitude perante a vida pode influenciar o nosso bem-estar. É tudo uma questão de atitude. Na prática, perante um mesmo contexto, dois indivíduos podem apresentar atitudes diferentes e, por isso, as sensações de bem-estar serão distintas. Isto deve-se a vários fatores, nomeadamente o facto de o pensamento negativo ou positivo apresentarem impactos distintos a nível fisiológico.
Na presença de desafios e/ou de situações menos agradáveis, procure encontrar o lado positivo e, perante uma escolha que tenha de fazer, opte pela opção que lhe trará mais emoções positivas ou, então, menos emoções negativas.
Respire e viva o presente. Por vezes, temos tendência para nos focarmos exclusivamente no futuro e/ou passado, acabando por negligenciar o presente. A literatura aponta-nos que as pessoas mais felizes aprenderam a moldar os seus sonhos e expectativas e a viver no presente. Lembre-se que a felicidade não é um estado permanente. O principal é fazer com que mais momentos felizes façam parte da nossa vida.
E, em caso de dúvida, sorria. O sorriso, além de trazer aquela sensação de bem-estar imediata, pode ser um grande aliado da saúde, na medida em que pode ajudar a fortalecer o organismo a cumprir as suas funções diárias e a prevenir doenças. Como o velho ditado diz: “rir é o melhor remédio”.
Mas não se esqueça de estabelecer os seus limites. A assertividade pode ajudar nesse sentido. Procure sempre exprimir a sua opinião, necessidade ou preferência de forma clara e sem prejudicar/violar os direitos dos outros. Isto vai-lhe permitir concretizar os seus objetivos e tornar claro os seus limites, para que estes não sejam ultrapassados e não crie uma situação desfavorável, conflituosa e que lhe traga emoções negativas.
Para mais informações, contacte um profissional de saúde da sua Unidade de Saúde (enfermeiro/a e médico/a).
Fontes | Direção-Geral de Saúde | Organização Mundial da Saúde.