A Importância dos Rastreios
📰 Jan de 2024 | Tempo de Leitura: 3 min
Os rastreios oncológicos tem mostrado eficácia na diminuição da mortalidade. Estudos realizados em vários países europeus têm demostrado que os rastreios diminuem a taxa de mortalidade associada a estas doenças. Estima-se que os programas de rastreios, implementados em Portugal, possam contribuir para:
📉🔻Redução de 80% da mortalidade associada ao cancro do colo do útero;
📉🔻Redução de 30% da mortalidade associada ao cancro da mama;
📉🔻Redução de 20% da mortalidade associada ao cancro do cólon e reto.
Para além disso, os rastreios como possibilitam a identificação do cancro mesmo quando este ainda não manifestou sintomas, permite a implementação de um tratamento com menor complexidade, mais rápido e eficaz, diminuindo o impacto deste na qualidade de vida e no bem-estar. Tudo isto facilita e acelera a recuperação e possibilita, por exemplo, o regresso ao seu quotidiano.
Veja o video em baixo 👇👇
Lembre-se da importância que os rastreios podem ter na sua qualidade de vida e saúde. É importante que se preocupe em realizá-los!
Um dos fatores que leva as pessoas a não realizar os rastreios é o medo do diagnóstico. Contudo, os benefícios da realização dos rastreios são evidentes. Por isso, apesar do receio com o diagnóstico, é de extrema importância que este aconteça o mais cedo possível para que seja mais fácil travar a doença.
De igual modo, há quem considere que por não ter história familiar de doença oncológica, não é importante ou não necessita de realizar os exames de rastreios. No entanto, a história familiar de doença é apenas um fator de risco, existem muitos outros como pode ver aqui.
Cuide de si!
Faça os Rastreios!