O que são os rastreios oncológicos
📰 Jan de 2024 | Tempo de Leitura: 2 min
Os rastreios oncológicos são exames que permitem detetar o cancro mesmo quando não existem sintomas da doença. É a principal forma de reduzir a mortalidade por esta causa. Contudo, nem todos os exames de rastreio são eficazes o suficiente que justifique a sua implementação alargada.
Atualmente, existem três exames de rastreio que são eficazes na deteção do cancro. São eles a mamografia como exame de rastreio do cancro da mama, a citologia cervical (ou papanicolau) como exame de rastreio do cancro do colo do útero e a pesquisa de sangue oculto nas fezes como exame de rastreio do cancro do cólon e reto.
Veja o video em baixo 👇👇
Os exames de rastreio são gratuitos!
Para garantir os exames de rastreio à população, Serviço Nacional de Saúde em Portugal tem em vigor três programas:
👉 Rastreio do cancro da mama, dirigido à população feminina entre os 50 e os 69 anos
👉 Rastreio do cancro do colo do útero, dirigido à população feminina entre os 25 e os 60 anos
👉 Rastreio do cancro cólon e reto, dirigido à população entre os 50 e os 74 anos
A idade adequada para a realização do rastreio tem sido alvo de diversos estudos e podem sofrer alterações no futuro. Procure sempre fontes seguras para obter informações sobre a saúde. O Serviço Nacional de Saúde dispõe de informação sempre atualizada. Recomenda-se consulta dos seus sites para questões relacionadas com a saúde, nomeadamente os rastreios oncológicos.
Se está entre as idades mencionadas e ainda não realizou o rastreio, contacte o seu enfermeiro de família e/ou o seu médico de família!