Rastreio ao Cancro da Mama
📰 Jan de 2024 | Tempo de Leitura: 3 min
O rastreio do cancro da mama é direcionado à população do sexo feminino com idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos, de 2 em 2 anos. O intervalo de idades é definido pela Direção-Geral de Saúde e pode sofrer alterações consoante a melhor evidência científica disponível.
Por este motivo, recomenda-se a consulta de informação nas páginas da Direção-Geral de Saúde ou do Serviço Nacional de Saúde sempre que procurar informação mais detalhada. Há muita informação disponível na internet, mas nem toda é confiável. Em todo o caso, é normal que mesmo fora deste intervalo já tenha realizado o exame de rastreio, porque anteriormente o intervalo de idades era mais alargado. Consoante o resultado, pode necessitar de realizar exames complementares ou de novos exames de rastreio com frequência mais curta.
Laço Rosa, simbolo da luta contra o cancro da mama
🎯População-Alvo: Sexo Feminino entre os 50 e os 65 anos
🗓️ Periodicidade: 2 em 2 anos
🧾Exame: Mamografia
📩 Convocatória: Convite remetido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro
🗺️Local: Unidades Móveis ou em Edifícios da Liga Portuguesa Contra o Cancro
💵Custo: Gratuito
Mamografia
Se está entre as idades mencionadas é expectável que receba convite para realizar o rastreio por carta remetida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta entidade é a responsável pela realização do exame que fará, posteriormente, a articulação com a sua unidade de saúde. O exame de rastreio é a mamografia.
Mamografia
A mamografia dói? 🤔
Um dos aspetos que motiva a não realização deste exame é o receio da dor que este possa provocar. O exame é indolor, no entanto é normal que possa sentir algum desconforto nas mamas durante a realização do mesmo.
Deve sempre informar o profissional de saúde que realiza o exame do desconforto que sente.
Caso se encontre entre os 50 e os 65 anos e ainda não tenha realizado o exame de rastreio do cancro da mama e/ou nunca recebeu convite para realizar, procure junto do seu enfermeiro ou médico de família informação sobre a sua situação. Para receber convite é necessário, por exemplo, que os seus dados, como a morada, estejam corretos e devidamente atualizados na sua unidade de saúde.
Lembre-se que os exames de rastreio são importantes para a sua saúde. Devem ser incluídos no seu projeto de saúde, ou seja, naquilo que quer para si. De igual forma, a realização dos exames de rastreio não retira a necessidade de ter comportamentos e hábitos saudáveis. Hábitos saudáveis previnem várias doenças, como alguns cancros, e contribuem para o seu bem-estar
Há gestos que valem a pena, rastrear não pode ser dilema!