Rastreio do Cancro do Cólon e Reto
📰 Jan de 2024 | Tempo de Leitura: 3 min
O rastreio do cancro do cólon e reto é direcionado à população com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos. O intervalo de idades é definido pela Direção-Geral de Saúde e pode sofrer alterações consoante a melhor evidência disponível. Por este motivo, recomenda-se a consulta de informação nas páginas da Direção-Geral de Saúde ou do Serviço Nacional de Saúde sempre que procurar informação mais detalhada. Há muita informação disponível na internet, mas nem toda é confiável.
Laço azul marinho, simbolo da luta contra o cancro do colón e reto
Qual é o exame de rastreio do cancro do colón e reto? 🤔
O exame de rastreio é a pesquisa de sangue oculto nas fezes. É um exame gratuito e realizado com um intervalo de 2 em 2 anos. Consoante o resultado, pode necessitar de realizar exames complementares como a colonoscopia. Para além disso, a realização de colonoscopia com resultado normal nos últimos 10 anos ou de retosigmoidoscopia com resultado normal nos últimos 5 anos são critérios de exclusão para a realização deste rastreio.
🎯População-Alvo: Toda a população entre os 50 e os 74 anos
🗓️ Periodicidade: 2 em 2 anos
🧾Exame: Pesquisa de sangue oculto nas fezes
📩 Convocatória: Convite e kit de colheita remetido pela Unidade de Saúde onde está inscrita
🗺️Local: Colheita realizada em casa e entregue na Unidade de Saúde
💵Custo: Gratuito
Como posso realizar o rastreio?
A população elegível para realizar o rastreio recebe em casa um convite e um kit para a recolha de fezes em casa. Após a recolha das fezes, consoante as orientações presentes no kit, o mesmo deve ser depositado na unidade de saúde onde se encontra inscrito. Posteriormente, receberá o resultado por SMS e e-mail. Caso seja positivo para sangue nas fezes, será necessário realizar uma colonoscopia. O objetivo é detetar lesões com importância clínica como lesões pré-malignas.
Kit com tubos para a colheita de fezes
Se está entre os 50 e os 74 anos e ainda não realizou nenhum dos exames referidos, procure junto do seu enfermeiro ou médico de família informação sobre a sua situação. Para receber convite é necessário, por exemplo, que os seus dados, como a morada, estejam corretos e devidamente atualizados na sua unidade de saúde.
Lembre-se que os exames de rastreio são importantes para a sua saúde. Estes exames devem ser incluídos no seu projeto de saúde, ou seja, naquilo que quer para si. De igual forma, a realização dos exames de rastreio não retira a necessidade de ter comportamentos e hábitos saudáveis.
Hábitos saudáveis previnem várias doenças, como alguns tipos de cancro, e contribuem para o seu bem-estar. No caso particular do cancro do cólon e reto, a alimentação saudável é um comportamento fundamental para a prevenção.
Há gestos que valem a pena, rastrear não pode ser dilema.
Fontes | Direção-Geral de Saúde | Serviço Nacional de Saúde